-PROJETO REGE - REELABORAÇÕES DE GÊNEROS EM REDES SOCIAIS
Na linha do estudo da reelaboração de gêneros em redes sociais trazida pelo projeto REGE, o qual nos mostrou uma área vasta e interessante de ser estudada, identificamos anteriormente nas duas primeiras fases os principais gêneros utilizados em uma estratégia de reelaboração e seu estado de emergência e também como os usuários utilizavam esses gêneros reelaborados para conceber uma imagem de si através das estratégias de construção de significados representativos/aparentes, orientacionais e organizacionais nas redes sociais Facebook e Twitter. Os resultados extraídos da segunda fase nos levaram a conclusão de que os usuários não só utilizavam as três estratégias de construção de significados em suas reelaborações, a fim de passar uma imagem quase sempre positiva de si, como também se utilizavam de um gênero específico para a transmissão de certa mensagem identitária. Além disso, percebemos que seria interessante um estudo mais aprofundado dos perfis voltados para um determinado público, ou seja, aqueles que são utilizados para um fim especial, que tem uma ideologia, e os perfis pessoais de usuários, para que se possa estudar a coerência entre a mensagem publicada através do gênero escolhido e seu propósito na rede. Essa escolha sinaliza para um estudo que investigue como se dá a construção do Self em perfis distintos. Partindo dos resultados a que chegamos na segunda fase do projeto, julgamos ser de relevo para o amadurecimento de nossa pesquisa nos perguntarmos agora: Como os perfis voltados para um determinado público e perfis pessoais, comparativamente, utilizam-se de escolhas hipermodais de construção de significados e de escolhas genéricas na criação de um Self social? Esta pergunta norteadora nos permitirá analisar as táticas discursivas de construção e manutenção do Self através das três estratégias de construção de significados trazida na segunda fase da pesquisa a partir da teoria da hipermodalidade de Lemke (2002). Segundo este autor, os significa.